19 de julho de 2011

Mundial de Tchoukball na Áustria


Para quem não conhece, certeza que vocês não vou conhecer, Tchoukball é o esporte considerado pelo ONU como o esporte da paz. Nesse esporte não existe contato físico nem lado, ou seja, cada equipe - formada por 7 jogadores - pode atacar em qualquer um dos lados da quadra.

O ponto é marcado quando alguém do time joga a bola em um dos dois quadros (veja imagem abaixo) e a bola cai no chão fora da linha da área. O objetivo da outra equipe é defender a bola jogada pela outra equipe antes que ela caia no chão.

Jogador pulando pela área e jogando
a bola no quadro.

Quando a equipe está com a bola, ela tem direito a dar 3 passes, ou seja, a bola pode passar no máximo na mão de 4 jogadores da mesma equipe, sendo que cada jogador só pode dar no máximo 3 passos quando tem a posse da bola.

Agora que expliquei um pouco o jogo vamos ao que interessa, nessa última semana que passou aconteceu na Áustria, na cidade de Traiskirchen mais um campeonato mundial de Tchoukball Júnior e o Brasil foi muito bem representado lá em todas as 4 categorias - M12 (menores de 12 anos), M15 (menores de 15 anos) e M18 (menores de 18 anos) feminino e masculino.

Na categoria M12 a Seleção Brasileira acabou em 4ºlugar e foi a sensação do campeonato, já no M15 o foi o grande orgulho do país já que conseguiu chegar a final da competição, mas infelizmente perdeu da seleção de Cingapura e ficou com o segundo lugar.

Jogadores das seleções brasileira e de Cingapura do M15.
Fonte: http://www.tekokatu.com.br/
Nas categorias do M18 a seleção terminou em 5º lugar no feminino e em 7º no masculino. Eu como ex-jogador de Tchoukball, já disputei o campeonato brasileiro de 2009, conheço algumas pessoas que jogaram este mundial, incluindo o técnico do M15 e do M18 e vou tentar agendar uma entrevista com alguns deles.

Mas nesse post queria deixar os meus parabéns para todos que lutaram por este esporte que merece mais reconhecimento e dar os parabéns pelos jogadores que representaram muito bem a nação brasileira na Áustria!