5 de janeiro de 2013

As 500+ da Kiss Fm e uma breve reflexão de 2012 no rock

2012 foi um ano pra lá de especial pro rock no mundo. Esse coroou novos e excelentes trabalhos de monstros sagrados do gênero como Kiss (Monster), Aerosmith (Music from Another Dimension!), Bruce Springsteen (Wrecking Ball), Rush (Clockwork Angels), ZZ Top (La Futura), Soundgarden (King Animal), Slash (Apocalyptic Love), entre outros - a grande decepção nesse sentido de lançamentos ficou para o irreconhecível Last Of A Dyin' Breed do Lynyrd Skynyrd.

No âmbito nacional, o grande destaque ficou para a retomada das veias roqueiras de vários grupos que foram importantes neste cenário nas décadas passadas. Mesmo que ainda não tenham gravado nada novo, BarãoVermelho (o grupo na verdade anunciou que esta é a sua turnê de despedida) e Titãs entraram em turnês comemorativas que relembram o peso de suas guitarras nos anos 80, com grande destaque para o grupo paulistano que com a turnê Cabeça Dinossauro mostrou que o rock pesado não se foi com os integrantes que deixaram a banda em seus 30 anos de estrada.



Além disso, o Tributo ao Legião Urbana, com Wagner Moura nos vocais e organizado pela MTV, mesmo não sendo um sucesso de crítica, mostrou que o público ainda sabe curtir um bom rock'n roll e não apenas o pop e o sertanejo atual.

O ano também ficou marcado pela primeira realização do festival Lollapalooza em terras brasileiras, com incríveis shows do Foo Fighters e Arctic Monkeys encabeçando o line-up dos dois dias de apenas música boa. Outros bons shows também aconteceram em 2012 (Robert Plant, Slash, Kings of Leon no Planeta Terra, Kiss, Roger Waters, entre outros), mas o grande destaque do ano no quesito shows ficou para a agenda prévia 2013, liderada por grandes festivais como Lollapalooza, Rock in Rio, Sónar e SWU. Nomes como Pearl Jam, The Killers, Bruce Springsteen, Muse, Alice in Chains, Metallica, Iron Maiden, Queens of the Stone Age, Pet Shop Boys e Franz Ferdinand já foram anunciados nos line-ups deste festivais e ainda se espera que outros grandes nomes sejam confirmados tanto nos festivais como em shows "solos".



2012 ainda mostrou que o Britpop (movimento inglês noventista encabeçado pelo Oasis e Blur) não morreu como muitos costumam dizer. O grande sucesso do trabalho solo do ex-líder do Oasis, Noel Gallagher e a volta espetacular do Spiritualized com o disco Sweet Heart Sweet Light depois de 4 anos longe das gravadoras provam que o último grande movimento inglês de rock ainda pode influenciar e muito a nova geração roqueira que anda surgindo pelo mundo.

Para os fãs mais clássicos do rock, o anúncio da volta do Black Sabbath com Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler aos estúdios com certeza se mostrou como o grande destaque do ano. A disposição do Deep Purple, Rolling Stones e do The Who em fazer novas turnês e projetos e a possível re-reunião do Led Zeppelin também empolgaram os amantes do bom e velho hard rock.

Na minha opinião, o grande destaque do ano de 2012, pelo menos para o rock nacional, foi a volta da Rádio Rock ao dial da 89,1. A 89 marcou o gênero no fim do Século XX e sempre se destacou em apoiar a renovação do rock'n roll.

Esse espírito de "renovação" e de "dar valor ao novo" já pôde ser percebido logo nas primeiras horas da programação da nova-velha rádio: bandas de rock do Século XXI como The Killers, Arctic Monkeys e Kings of Leon foram adicionadas as listas de executadas da rádio ao lado de ícones como The Beatles, Rollings Stones, ACDC, etc.

Bandas outrora taxadas apenas como indie, pop, ou modinhas são na 89 consideradas como rock 'n roll antes de tudo e isso só prova, cada vez mais, que o indie rock é mais um grande movimento do rock espelhado nas características de seu tempo (nesse caso a globalização e a tecnologia do terceiro milênio), assim como o Grunge, o Britpop, o Pós-Punk, o Hard-Rock, entre outros, foram em décadas passadas.

O reconhecimento pela 89 do "indie rock" como o grande movimento roqueiro desta década deve acordar a outra grande rádio do gênero no Brasil quanto à isso. Falo aqui da Kiss fm que até hoje não admite colocar as bandas mais atuais do rock (e isso vai desde a década de 80) no mesmo patamar e lugar que as bandas que fizeram história nas década de 60 e 70.



Isso pode ser comprovado através da tradicional e sempre muito boa lista de fim de ano da rádio. Todo dia 31, desde 2001, a Kiss fm transmite uma lista de 500 músicas escolhidas pelo seu ouvinte: as 500+ da Kiss (o blog já havia cobrido as listas em 2010/2011 e 2011/2012).

Na lista elaborada em 2012/2013 mais uma vez o novo não teve nenhum destaque. 

No movimento pós-punk inglês dos anos 80, algumas poucas músicas do U2 entre os 300 - 100, outras poucas do The Smiths entre as 500 - 350 e alguns hinos da geração como Boys Don't Cry (The Cure) no alto do Top 100. 

O grunge, mais uma vez, também não teve destaque na lista. Nenhuma música sequer de bandas como Soundgarden, Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam no Top 55. Assim como o Britpop.

Das bandas mais recentes então nem se fala. Fora Viva La Vida do Coldplay perto do 150 e duas músicas do Kings of Leon entre as 500 - 400, nem se imaginava ouvir qualquer coisa de uma banda que começou depois da crianção do Windows 98.

Quero deixar claro que não quero de maneira alguma criticar a Kiss ou seus ouvintes mais tradicionais. Acho que ainda não se pode colocar bandas como The Killers no mesmo patamar de Rush ou Kiss, mas deve-se muito bem enfatizar o ainda. 

O rock precisa de renovações e é preciso sempre lembrar que já fazem 50 anos que o Rolling Stones começou a carreira e que um dia todo mundo perde a criatividade, para de gravar e morre. A 89 deu o primeiro passo brasileiro para admitir que o indie rock é rock acima de tudo e que não se pode menosprezar esse movimento. Agora é a vez dos outros dinossauros da informação, produção e gravação do rock'n roll brasileiro admitirem isso!

Voltando as 500+ da Kiss Fm o Top 1 desta edição nos reservou uma grande surpresa: One do Metallica estreou pela primeira vez no Top 5 e já com uma medalha de ouro. Completam o Top 10 as seguintes músicas:

10 - Led Zeppelin - Kashmir
09 - Black Sabbath - Paranoid
08 - ACDC - TNT
07 - The Eagles - Hotel California
06 - Queen - Bohemian Rhapsody
05 - Deep Purple - Smoke on the Water
04 - ACDC - Back in Black
03 - The Beatles - Help
02 - Led Zeppelin - Starway to Heaven
01 - Metallica - One

A lista completa está disponível no site da Kiss: http://kissfm.com.br/portal/hotsite/500-mais/

Com isso o Quadro de Medalhas das maiores músicas das 500+ da Kiss ficou da seguinte maneira:


Quadro de Medalhas: 500 Mais da Kiss fm 2000/2001 – 2012/2013
Banda
Música
Ouro
Prata
Bronze
Led Zeppelin
Stairway to Heaven
5
7
1
Queen
Bohemian Rhapsody
4
4
2
Deep Purple
Smoke On The Water
1
1
2
The Beatles
Help!
1
4
Metallica
One
1


The Beatles
Hey Jude
1
AC/DC
Back in Black
1
1
Pink Floyd
Another Brick in the Wall
2
Jimi Hendrix
Purple Haze
1