20 de maio de 2012

Fim da temporada européia 2011/2012

Ontem, 19/05, aconteceu o primeiro e mais aguardado dos últimos 3 grandes jogos da temporada européia de futebol 2011/2012 (ainda faltam a final da Copa do Rei da Espanha e da Copa da Itália), a final da Uefa Champions League.

O Chelsea, time em que ninguém apostava como campeão quando chegou a semi-final, ganhou do Bayern de Munique em um jogo tático e assim conquistou seu primeiro título europeu. O jogo teve 82 minutos entendiantes, Bayern tocava a bola mas não conseguia abrir boas oportunidades e o Chelsea se defendia como podia, mas aos 83 um gol de Muller, do time bavariano, mudou o jogo. Com a vantagem alemã, o Chelsea teve que começar a atacar e assim conseguiu o empate com Drogba aos 89. A prorrogação contou comlindas defesas de Cech, que na minha opinião foi o melhor jogador da partida, incluindo um pênalti cobrado por Robben. E assim, o jogo foi às disputas de penalidades. Mata desperdiçou para o Chelsea enquanto que Olic e Schweinsteiger erraram para o Bayern e assim o time londrino sagrou-se campeão.

Melhor jogador da final, Cech, beija a taça de campeão
europeu pela primeira vez. Foto: Reuters
Os principais campeonatos nacionais europeus contaram com o título do inglês/árabe Manchester City em um dos jogos mais emocionantes da história com 2 gols salvadores nos últimos 3 minutos de jogo. Um bicampeonato maravilhoso do Borussia Dortmund na Alemanha. O fim da dinastia Barcelona na Espanha com o título do Real Madrid. E a volta da toda poderosa Juventus ao topo italiano, com uma campanha invicta rumo ao título.

A partir da análise de toda temporada, montei 2 equipes dos melhores jogadores, 1 só com brasileiros e outra só com estrangeiros. Confira a seguir:

Seleção Mundial:

G - Neuer (Bayern de Munique): Chegou do Schalke 04 como uma das maiores promessas e contratações da história do futebol alemão e representou em campo tudo aquilo que dele era esperado. Foi importantíssimo no caminho da equipe até a final da UCL, defendeu pênaltis de C. Ronaldo e Kaká na semifinal e fez espetaculares defesas em toda competição, além de garantir à equipe o vice-campeonato alemão, mesmo com uma defesa fraquíssima.

LD - Arbeloa (Real Madrid): Finalmente se encontrou dentro dos galáticos. A contusão de Ricardo Carvalho fez com que Sergio Ramos voltasse a suas origens de zagueiro abrindo uma vaga na lateral direita para o contestado Arbeloa. O jogador foi muito bem, sendo um dos melhores marcadores da Liga das Estrelas e fazendo com que Marcelo ou Coentrão pudesse subir ao ataque pela esquerda fechando como terceiro zagueiro muito bem. Além disso, todos os grandes laterais direitos do mundo (Dani Alves, Maicon, Sagna, etc) deixaram a desejar nesta temporada.

Z - Subotic (Borussia Dortmund): O jovem iugoslavo foi o melhor zagueiro da temporada. Com apenas 23 anos ficou responsável por controlar a zaga do bicampeão alemão, já que Hummels ficou machucado por quase toda temporada, e foi muito bem. Sabe desarmar como poucos, se posiciona muito bem, além de ser muito ágil para uma pessoa de 1,93m. Uma grande promessa do futebol mundial.

Z - Macherano (Barcelona): Mascherano volante, nunca mais! Piqué, Puyol e Abidal andaram se machucando durante toda temporada e isso fez com que o ex-volante argentino jogasse como zagueiro da ex-melhor equipe do mundo durante quase todos os jogos da equipe e este jogou como nunca. Esqueceu suas origens ceifadoras e com toda classe dos deuses do futebol jogou muito bem, com um posicionamento impressionante.

LE - Ashley Cole (Chelsea): Fazem anos que Ashley Cole é um dos maiores zagueiros do mundo e mesmo no desastroso começo de temporada do Chelsea, quando ainda era treinado pelo André Villas-Boas, ainda jogou muito bem. Com a demissão do técnico português e a ascensão do interino Di Matteo Cole continou jogando muito bem e sendo decisivo para as conquistas da Copa da Inglaterra e da Champions.

V - Scott Parker (Tottenham): Foi o grande destaque do Tottenham que se classificou para a Champions League depois de anos, além de conseguir estabilizar a seleção inglesa após a saída de Capello e a perda da faixa de capitão pelo Terry, assumindo a posição de líder da seleção. Marca muito bem e ainda sabe sair jogando.

V/M - Marchisio (Juventus): O MELHOR JOGADOR DA TEMPORADA. Craque, essa é a palavra que define este meia italiano. Com certeza um dos atuais melhores jogadores do mundo, levou a Juventus de volta ao título italiano e fez com que a seleção italiana voltasse a ser uma das melhores do mundo.

V/M - Yaya Touré (Machester City): O volante/meia foi disparado o melhor jogador do estrelado e campeão inglês Manchester City. Junto com Nasri foi o grande armador da equipe, mas diferentemente do francês, Touré também foi um dos melhores marcadores da equipe e ainda foi decisivo em todos os grandes jogos da equipe.

M - Ozil (Real Madrid): Mostrou-se um dos melhores meias armadores do mundo, ao lado de Xavi, jogando o fino da bola e sendo um dos grandes assistencialistas da temporada, além de marcar alguns gols e ajudar na marcação. Consegue jogar tanto pelo meio quanto pela direita do campo e tem uma velocidade de pensamente e uma habilidade incríveis, que quando são combinada, nenhum volante do mundo consegue segurar.

A - Van Persie (Arsenal): O grande artilheiro do campeonato inglês. Após as saídas de Nasri (Manchester City) e Fabregas (Barcelona) ficou como o único grande jogador do Arsenal, mas mesmo assim, conseguiu fazer com que a equipe terminasse o inglês na terceira colocação. Carregou o time nas costas, sozinho!

A - Ibrahimovic (Milan): Ao contrário da temporada passada, o Milan não conquistou nenhum título em 2011/2012, mas Ibrahimovic não deixou de ser um dos melhores atacantes de todos e foi o artilheiro do campeonato italiano.

obs.: A seleção é mundial e por isso Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid) não estão nela. Estes são de outro mundo.



Seleção Brasileira:

GK - Diego Alves (Valencia): O goleiro não foi titular absoluto do Valencia durante a temporada - disputou a posição com Guaita - mas mesmo assim foi importante para a classificação da equipe para a Champions League 2012/2013.

LD - Rafael (Machester United): Finalmente um dos gêmeos laterais do Machester conseguiu se fixar como titular do time de Alex Ferguson e fez por merecer. Jogou muito bem, principalmente no apoio ao ataque.

Z - Alex (PSG): Depois de uma passagem de 5 anos no Chelsea sem nuna conseguir se firmar como titular, o zagueiro achou achar seu espaço na mais nova equipe milionária da Europa, o PSG. Arrumou a defesa da equipe e ainda impressionou todos os franceses com seus potentes gols de falta e sua agilidade e precessão nos desarmes, fatores que até hoje deixam saudades nos torcedores do Santos.

Z - Thiago Silva (Milan): Hoje, sem sombra de dúvida, está no top 3 de melhores zagueiros do mundo e é desejo de consumo de quase todas as grandes equipes da Europa: Barcelona, Real Madrid e Manchester United já demonstraram seu interesse em contar com o "Mostro" para a próxima temporada. Mas este desejo se mostra cada vez mais difícil, o brasileiro é um dos homens de confiança de Berlusconi e o ex-primeiro ministro da Itália já afirmou que fará de tudo para manter Thiago na equipe italiana.

LE - Marcelo (Real Madrid): Com a idade avançada dos principais laterais esquerdos do mundo - Ashley Cole, Evra, entre outros - e com o espaço aberto nesta posição na seleção brasileira desde 2006 com a saída de Roberto Carlos, Marcelo começou a ganhar um destaque maior tanto na mídia brasileira quanto mundial. Além disso, o lateral conquistou a confiança do treinador José Mourinho que afirmou em diversas entrevistas que Marcelo é um dos pontos chaves do sucesso da equipe, principalmente por suas tabelinhas com Cristiano Ronaldo, quando este sobe ao ataque.

V - Luiz Gustavo (Bayern de Munique): O volante caiu como uma luva na temporada em que Schweinsteiger tornou-se o principal jogador da equipe bávara. Jogou na marcação, fazendo com que o habilidoso alemão pudesse subir ao ataque com mais frequência. Esta ascensão de Luiz Gustavo fez com que o meia "queridinho da Alemanha", Thomas Muller, fosse parar no banco.

M - Hernanes (Lazio): Mais uma temporada impressionante do ex-são paulino no meio de campo da Lazio. O jogador comandou a equipe à quase classificação para a Champions League, mas a equipe romana terminou o campeonato italiano na quarta colocação. Mas esta campanha despertou os olhares dos grandes clubes italianos que, segundo jornais locais, já estariam fazendo propostas ao meia.

M - Ramires (Chelsea): Ramires foi o principal jogador do Chelsea durante toda a campanha do título da Copa da Inglaterra e nas semifinais da Champions contra o todo poderoso Barcelona. O jogador foi um dos artilheiros da equipe na temporada e foi um dos poucos jogadores, junto com Cole, Cech, Terry e Drogba, que foram considerados titulares tanto com Villa-Boas quanto com Di Matteo. O melhor brasileiro da temporada!

M/A - Diego (Atlético de Madrid): Diego saiu do Brasil como um craque, mas na Europa tornou-se uma incógnita. Chegou no Porto e foi multicampeão, mas sem conseguir firmar-se como titular. Foi para o Werder Bremer e virou ídolo. Foi para o Juventus como uma das maiores contratações e promessas da história da equipe, desapontou. Voltou para Alemanha para jogar no Wolfsburg e novamente jogou bem. E toda esta história fez com Diego ficasse conhecido como um cara que não conseguia jogar bem em time grande, mas esta temporada fez com este paradigma mudasse: Diego foi emprestado para o Atlético de Madrid e jogou muito bem, marcou gols e deu assistências, sendo assim um dos principais destaques da equipe na conquista da Liga Europa.

A - Hulk (Porto): Depois da temporada perfeita no último ano, com conquistas da Liga Europa, da Copa de Portugal e do Campeonato Português, Falcão Garcia saiu do Porto e foi para o Atlético de Madrid, deixando Hulk como a única estrela da equipe. E o atacante não desapontou, mesmo com a preliminar saída da UCL, Hulk continuou marcando muito gols, cada vez  mais bonitos, levando o Porto ao bicampeonato português, se consolidando como um dos principais atacantes da Seleção Brasileira e do futebol mundial.

A - Ailton (APOEL): Ailton foi o craque da maior surpresa européia dos últimos anos, a equipe chipriana APOEL, que conseguiu se classificar para as oitavas de final da Champions. Ailton marcou bonitos gols e destacou-se, chamando a atenção de equipes de médio porte da Europa.