Sei que muitos falariam que é o atual Barcelona, ou o Manchester de Ronaldo, ambos bi-campeão da Champions League, mas nesses11 anos que já passaram, para mim o melhor time do século XXI, até agora, foi o Arsenal do começo da década passada. Aquele time encantador campeão do inglês na temporada de 2001/2002 e 2003/2004, campeão da FA Cup em 2002 e vice-campeão da Champions League em 2003/2004, quando perdeu pro Barcelona de Ronaldinho no fim do jogo, por causa de um gol do brasileiro Belletti, hoje no Fluminense.
Um time formado por jogadores de diversas nacionalidades, comandados por um dos 3 melhores técnicos do mundo, Arsene Wenger e liderados pelo maior jogador da década passada, que nunca teve o reconhecimento que mereceu, Henry.
A equipe de 2001/2002, que virou referência no futebol mundial por fazer a dobradinha do inglesa (Premier e FA Cup), jogando um futebol leve e ofensivo que na época não era comum aos gramados britânicos.
Time Base do Arsenal Temporada 2001/2002. |
O time base contava com o grande goleiro da seleção inglesa David Seaman (1). Na defesa, os laterais direito Lauren (12) e esquerdo Ashley Cole (3) e os zagueiros Keown (5) e Campbell (23). No meio de campo o volante Parlour (15), que frequentemente era substituído pelo brasileiro, ex-Corinthians Edu e o melhor trio de meios campos que eu já vi jogar, os franceses Viera (4) e Pires (7) e o meia sueco Ljumberg (8). No ataque uma dupla que dispensa comentários Bergkamp (10) e Henry (14), sensacional!
Além disso, a equipe ainda tinha o lateral Van Bronckhorst, que depois despontou pelo Barcelona e pela seleção holandesa e os atacantes Wiltord e Kanu, que jogaram muitos jogos naquela temporada tanto substituindo os meias como a dupla de ataque.
Durante os anos de glória do Arsenal a equipe sofreu algumas mudanças, como a chegada do volante e idolo local Gilberto Silva, que entrou no lugar de Parlour e a contratação do zagueiro Touré que até a temporada de 2009 ainda jogava nos Gunners e que atualmente está no Mancheser City. Além disso a aposentadoria do goleiro quarentão Seaman resultou na contratação do alemão Lehmann, que virou titular absoluto da equipe.
Os pontos fortes daquela equipe tão memoravel eram o lateral esquerdo Ashley Cole, que até hoje é um dos melhores laterais do mundo e que chega ao ataque como ninguém, o ataque muito rápido e matador formado por Henry e Bergkamp e, como falei antes, o melhor trio de meio-campo que eu já vi, Viera - Pires - Ljumberg, onde cada um dos jogadores se completava e se conhecia muito bem, assim criando um futebol fantástico!
Para se ter noção do quanto aquele time era habilidoso e mágico, um dos gols mais lindos que eu já vi na minha vida foi marcado por um de seus jogadores, Bergkamp, contra o Newcastle e 2002. Veja abaixo:
Incrivel não!?