21 de junho de 2012

Quem disse que o Corinthians não tem um craque?

 O treinador Tite é definitivamente a grande estrela da equipe

Fonte: globoesporte.com
Após ser expulso do jogo contra o Vasco, Tite 
comemora o gol da classificação no meio da fiel

Muito se fala que o Corinthians não tem uma craque dentro de campo, mas isso não quer dizer que a equipe não possa ter sua estrela fora das quatro linhas. É preciso lembrar que técnicos, auxiliares e outros funcionários também fazem parte de um elenco e é justamente neste ponto que a estrela de Tite aparece.

Um craque é o “dono do time”, é aquele que tem a atenção de todos quando nada parece dar certo, que sempre é ouvido com a maior atenção do mundo, o que faz com que todos seus movimentos e instruções sejam seguidos à risca.

Neymar é assim para o Santos, Rogério Ceni para o São Paulo, Kobe Bryant para os Lakers, Messi para o Barcelona e Tite para o Corinthians. O treinador é o maior ídolo da torcida, é aquele que estampa as capas dos jornais após uma vitória e também o que mais é cobrado em uma derrota.

Sua imagem de vibração no meio da Fiel no segundo jogo das quartas de finais contra o Vasco não será esquecida tão fácil, e pode ser considerada como a maior representação da incrível trajetória que o Corinthians passa na Libertadores 2012.

Invicto, a equipe chega a sua primeira final na história do torneio e muito disso deve ser creditado ao gaúcho. No segundo jogo contra o Santos pela semifinal da competição, ficou evidente o papel motivador e instrutor que Tite tem sobre seus comandados. O intervalo de jogo não foi apenas um descanso para os 11 jogadores do timão, mas foi uma nova vida para estes, que voltaram ao campo com espírito e garra totalmente renovados, com uma aplicação tática exemplar, o que resultou no gol de Danilo e na formação defensiva perfeita dos últimos 45 minutos do jogo.

Além disso, a volta de Liédson ao campo, também no intervalo da partida, fez com o espírito de grupo da equipe, que estava tão questionado, voltasse a ser uma certeza: o Corinthians é, tanto para Tite, quanto para os jogadores e torcida, muito mais do que 11 jogadores e este é um dos grandes méritos da estrela maior da equipe.

Como o volante Paulinho, um dos destaques da equipe no torneio, disse ao final do jogo: "Nós não temos um craque, temos um grupo".

13 de junho de 2012

Trailer oficial do UFC 147 que acontece em BH é divulgado

Vídeo mostra grandes conquistas dos principais lutadores da noite


A preparação do UFC 147 foi uma das mais turbulentas dos últimos anos. O evento que acontecerá no dia 23 de junho de 2012 definirá os campeões do TUF (The Ultimater Fighter) Brasil – reality show que busca encontrar novos campeões do MMA brasileiro - e colocaria face a face os dois técnicos do programa. As lutas estavam previstas para acontecerem em São Paulo no Estádio do Pacaembu, mas problemas com a associação dos moradores do bairro fizeram com que estas mudassem para a capital mineira.

Além disso, Vitor Belfort, técnico da equipe verde do TUF Brasil e um dos lutadores do evento principal da noite, se contundiu durante os treinos e não poderá lutar. Para suprir este desfalque Dana White, presidente da UFC, e sua equipe colocaram Rich Franklin, ex-campeão peso médio, para enfrentar Wanderley Silva, o técnico da equipe azul do reality e ex-campeão do Pride.

Wanderley ‘Cachorro Louco’ Silva e Rich Franklin já são velhos conhecidos. Os dois se enfrentaram em uma extraordinária luta válida pelo UFC 99, que aconteceu em Colônia na Alemanha no dia 13 de junho de 2009.

Neste primeiro encontro dos dois lutadores, Franklin venceu Wand por decisão unânime dos juízes e a luta ganhou o prêmio de melhor da noite. Para mexer com os ânimos dos fãs de MMA, o UFC, além de liberar o trailer do evento, também disponibilizou em seu site o vídeo completo do combate de 3 rounds vencidos por Franklin em 2009. (Para ver o vídeo, acesse este link: http://br.ufc.com/media/Free-Fight--UFC-99-Silva-vs--Franklin).

Ao mesmo tempo em que este vídeo é bom para ter uma noção de como a luta será, ele também é muito legal para que os brasileiros tenham noção do quão reconhecidos os nossos lutadores são lá fora. Para isto basta ver a animação do público alemão quando o multicampeão do Pride começa uma de suas incríveis sequências de socos.

Silva já anunciou que está se preparando para ter sua revanche contra o americano e para isto está treinando muito forte. Sua equipe postou no youtube um vídeo que mostra um pouco do treinamento do ‘Cachorro Louco’ junto com Lyoto Machida, Fabrício Werdum, Rafael Cordeiro e Kenny Johnson.



Os finalistas do TUF Brasil que também lutaram no Domingo (23) são, pelo peso pena, Rony Jason e Pepey e pelo peso médio, Daniel Sarafian e o vencedor da luta que será exibida domingo na Globo entre Cezar Mutante e Thiago Bodão.

As outras duas lutas do card principal do UFC 147 serão disputadas entre Fabrício Werdum (Brasil) e Mike Russow (EUA) no peso pesado e Iuri Marajó e Hacran Dias, ambos brasileiros, pelo peso pena.

10 de junho de 2012

Como o Brasil x Argentina mostrou que Neymar deve ir para a Europa


Partida mostrou que Neymar ainda não tem o poder de decisão que os craques devem ter

Créditos: Mowa Press
Mowa Press
Joia santista lamenta chance perdida em amistoso contra Argentina

O jogo deste sábado entre Brasil e Argentina serviu para demonstrar alguns fatores das duas seleções. Primeiramente, o fato de que as duas defesas são fracas: a argentina composta por jovens jogadores mostrou não ter base de posicionamento e de cobertura, principalmente Fernandez – autor do terceiro gol – que mais atrapalhou do que ajudou o ex-promessa do Real Madrid, Garay.
A diferença entre os dois miolos de zaga é que, estes 4 jogadores argentinos são os melhores que eles podem ter, enquanto que a seleção de Mano Menezes jogou desfalcada de Dani Alves, David Luiz e Thiago Silva.
Além disso, a dupla de volantes da seleção canarinha mostrou-se um desastre em termos de saída de jogo e de troca de marcação, sobretudo, quando a equipe adversária não tem um jogador que centraliza as jogadas, um verdadeiro “camisa 10”, como foi o caso da Argentina, que mesmo que contasse com Dí Maria na armação, transformou o jogador em um ponta L invertido (que joga do meio cortando para um dos lados, no caso o direito).
O amistoso também serviu para que as diversas fraquezas hermanas fossem evidenciadas, a principal dela, fora a defesa já comentada, tem a ver com a falta de criatividade da equipe, que tem apenas Messi como referência, jogando de forma solta, sem marcar ninguém.
Mas o ponto mais positivo deste jogo foi à realização do primeiro verdadeiro e justo confronto entre Messi e Neymar – o jogo final do Mundial Interclubes de 2011 não foi justo, pois Messi contava com jogadores do calibre de Xavi, Iniesta e Sanchez o municiando.
Neymar jogou muito melhor do que Messi. Evidente que não marcou três gols, incluindo uma pintura, e nem decidiu a partida, mas Neymar se movimentou muito bem, buscou jogadas, tabelou com Oscar, deixou Hulk na cara do gol por duas vezes e ainda criou várias chances reais de aumentar o placar.
A grande diferença observada ficou no poder de decisão e concentração que Neymar ainda (enfatizando o ainda) não tem. Messi teve duas bolas colocadas em seu pé e marcou seus dois primeiros gols e ainda mostrou toda sua qualidade ao determinar o resultado da partida no quarto gol de sua equipe. Neymar, como disse anteriormente, não conseguiu aproveitar as oportunidades criadas e este foi um dos fatores que resultaram na segunda derrota seguida da Seleção Brasileira.
Este jogo foi apenas mais uma amostra de que Neymar deve ir jogar na Europa para poder tornar-se tudo aquilo que ele e a mídia prometem que seja.
Jogando em uma das maiores ligas do planeta, Neymar entenderia que todo jogo é decisivo. Um exemplo: Messi sabe que toda oportunidade que ele perca pode fazer com que o Barcelona perca a partida, que o Real Madrid abra vantagem no Campeonato Espanhol, o que faz com que a torcida e a imprensa o critique e o prêmio de melhor jogador do mundo fique mais distante.
No Brasil Neymar é rei (e não que isso não seja mérito do garoto). Não importe quantos gols ele perca ou quão mal ele jogue o jogador nunca será criticado. Além disso, ele não tem nenhum parâmetro para comparação e isto pode prejudicar seu jogo. O mundo, em todos os sentidos, vive por competição. No mundo da informática, por exemplo, a Apple sabe que não pode bobear na criação de novas tecnologias, pois perderá seu espaço para a Microsoft ou a Google e vice-versa.
No futebol brasileiro, Neymar não precisa se preocupar em se desenvolver cada vez mais, em estudar táticas diferentes, em compreender movimentações defensivas ou qualquer outra coisa, pois todos, incluindo ele mesmo, sabem que a joia santista será o melhor jogador de qualquer campeonato de dispute.
Defendo esta teoria de o melhor para a Seleção Brasileira e para o futebol de Neymar seja ir jogar na Europa, enfrentando os melhores zagueiros do mundo, mas também vejo pontos positivos em sua estadia no Brasil.
Com o jogador no Santos até 2014, o futebol nacional tende a se desenvolver cada vez mais, tornando-se um dos alvos de procura para os jogadores de todo mundo. Isto também faria com os jovens torcedores do país se interessem cada vez mais pelo futebol e voltem a ter um ídolo absoluto (como discutido há 10 meses aqui no blog).
Esta dúvida do que é melhor para o futebol brasileiro e para Neymar parece que persistirá por mais alguns meses ou anos e, por isso, não posso colocar minha opinião como a correta.